![]() "Eu não sabia fazer haicais, mas por amor aprendi, e hoje os respeito, como os mestres antigos nos ensinou..."
* resenhando...
O haicai clássico da poetisa 'Aparecida Ramos' não possui título e é deste modo o correto. "Haicai não tem título" - são inumerados. Está dentro do padrão de: 5/7/5 sílabas poéticas, (diferentes das gramaticais).
O Haicai
* "brasas da tarde" - é um termo da estação verão (kigô) do haicai clássico que significa: "mormaço quente" - "próximo ao fogo" - "sufocante" - "sensação de derretimento", e deste jeito, sair ao encontro de uma solução. (situação)
* "sutilmente fenece o astro" - o sol minguante a oeste dá adeus ao "dia de verão" porém; o seu efeito continua na atmosfera. (geografia do lugar).
* "vizinhos na praça" - o refrigério encontra-se ao ar livre, (praça) onde os vizinhos se encontram e comentam sobre o "torrido dia" - aproveitando a ocasião para colocar os assuntos em dia. O haicai clássico é uma vivência do cotidiano do autor, é sua percepção momentânea, escrita em (3) três linhas, com o termo necessário para aquela situação (kigô) - juntamente com o moderador de cena ( - ), (kireji) que é um claquete (corte) de cena (linha) para outra cena. (linha) Há regras para tudo na vida, não são diferentes no caso dos haicais. "Haicai não é criatividade, mas percepção" - não retrata sentimentos humanos, mas a relação "homem/natureza". Chá das Cinco no WhatsApp Formando Haicaístas! Novas Turmas: (11) 99774-2269
Maurício de Oliveira e Aparecida Ramos
Enviado por Maurício de Oliveira em 10/01/2025
Alterado em 11/01/2025 Copyright © 2025. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. Comentários
|