Verbalizar

"Expressando uma vida digna"

Textos

ELYSIUM
     _Não podemos resenhar uma obra sem conhecer seu título e o porquê do sugerido neste caso a palavra e significado "Elysium".
     _Elysium, originalmente na mitologia grega e traduzida em português remete-nos ao Elísio, o campo florido e colorido governado por Hades.
     _Existe certa contradição entre o filme e seu título que se desenrola no espaço próximo a terra, como uma grande estação espacial sendo que Hades é governante do submundo ou seja: das entranhas da terra.
     _Na minha percepção nada que afete o conteúdo de informações que se condensadas, trazem-nos uma visão futura do caos permanente e sombrio que assola o planeta por conta da ganância desenfreada ao dinheiro e preconceito daqueles que dividem o poder monetário as custas da grande massa populacional.
     _“Eles não se preocupam com você”
     _Partindo desta e demais frases em negrito resenho o nosso cotidiano de todos os dias, como numa tentativa de conscientização civil a uma suposta mobilização ou mudança de atitudes, cobranças aos eleitos quais demos créditos para a nossa representação.
     _Quem não se preocupa conosco?
     _É relevante dizer que a violência crescente no país está fora de controle dos governantes, que os indicativos de roubos e latrocínios aumentaram muitíssimos, que a cadeias estão superlotadas, a lugares digamos aos mais perigosos e são estes que controlam os que estão fora dela, enfatizando seu poder paralelo corrompendo tudo e todos através de um dinheiro que se expressa em sangue, suor e lágrimas e escrevem histórias diariamente.
     _Seria preciso fazer uma grande cidade com muralhas altas e ferros para prenderem a todos.
     _Quem não se preocupa conosco?
     _Todos os que fazem vistas grossas e abrem seus bolsos a corrupção, gerando o mau avassalador em todos aspectos, extinção dos bens naturais, entradas de drogas ilícitas, a destruição de famílias, pessoas queridas, soterrando esperanças.
     _Certa é a frase: "No final dos tempos o amor se esfriaria de quase todos".
     _Moldando o caráter de uma nova sociedade, envolta a tecnologia capitalista e consumidora que enriquece certos grupos que controla a grande massa lhes indicando o caminho a seguir, usando meios de comunicação para o seu fim.
     _Sim é isto mesmo “o seu fim” o fim deles é o nosso fim, pois nos fizeram seus dependentes.
     _Elysium retrata um mundo caótico sem vegetação com uma atmosfera poluída e pesada, repleta de doenças progressivas “e eles deram adeus a este mundo” e foram viver com suas famílias nesta grande estação espacial cercados de toda comodidade, luxo e garantias de vida e saúde e tecnológicas que o dinheiro pode comprar.
     _O preconceito contra o restante dos humanos pode equiparar-se a uma nova legião superior e esta “superioridade” podemos identificar nas divisões das classes sociais.
     _A classe C luta para chegar na B e a classe B na A, A classe A luta para estabilizar-se caso contrário perde o domínio e pode ficar para trás... E ninguém quer ficar para trás, todos querem participar de “coisas boas” para eles não para a humanidade.
     _Deste jeito é o “capitalismo” o grande monstro apocalíptico que nos envolve com suas novidades, tudo já foi experimentado e “eles decidem o que lançar” e desviar a atenção dos leigos que acham que vivem “conectados no mundo com as últimas novidades”, mas na verdade estão sendo iludidos.
     _Existe um "controle de produtos industrializados e comercializados" é existente um "controle de informações e distrações nas redes sociais" tudo é monitorado e repassado aos que comandam o poder.
     _Quando uma nuvem de gafanhotos alastra-se sobre uma plantação extermina ela vorazmente e procura outra a ser atingida a fome é insaciável este é o caráter consumista.
     _Elysium é um ótimo filme de ficção para ser assistido, trás em sua bagagem uma reflexão memorável, admiro-me não ter sido barrado pelas autoridades no sentido de divulgação de informações, sendo assim recomendo.

 
O amor ao dinheiro é raiz de todos os males” Iº.Timóteo 6.10.

Diretor: Neill Blomkamp
Atores: Matt Damom, Jodie Foster, etc.
Atores brasileiros: Wagner Moura e Alice Braga.

 
Assista o trailer do filme no link abaixo.
http://youtu.be/hThZkWfWiWk
Maurício de Oliveira
Enviado por Maurício de Oliveira em 01/12/2014
Alterado em 02/12/2014
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras