Verbalizar

"Expressando uma vida digna"

Textos


JULGAMENTO
 
        _Enfim ela chegou! Abraçou-me, pouco tempo fiquei não havia outro jeito, tive que seguir com ela.
Subimos uma longa escadaria e paramos numa plataforma, espécie de paralelo entre dois mundos, tive que aguardar a minha vez. Abriu-se uma grande porta, a matéria era diferente, foi quando ouvi:

       _Sr. Maurício de Oliveira pode entrar.
Olhei ao redor uma tribuna vazia, estava eu só com meu interlocutor. Ele perguntou:

       _Sabe por que esta aqui? - disse:
       _Sim! Porque o meu tempo acabou.
       _Perfeitamente Sr. Maurício, o levarei a uma breve retrospectiva, lembra-se de quando tinha seus 14 anos?
- respondi: Lembro.
     
 _Muito bem Sr. Maurício! Era o que precisava ouvir para ter certeza de suas faculdades mentais, se bem que já tinha o assistia e induzia-o há muito tempo, conheço bem a fragilidade, a natureza corruptível do ser humano, os declínios que satisfazem seu corpo e alma.

       _Pois eu vivo eternamente, antes da originalidade humana do tempo da criação, na época pré-histórica da extinção dos dinossauros eu já andava por aqui, pisava sobre as pedras escaldantes, sobrevoava os ares ácidos, antes da criação de seus pais.
       _Mas uma pergunta Sr. Maurício. Você já leu o Livro Sagrado? - respondi-lhe novamente: Sim. – continuou - Inteiro suponho? – Inteiro e sempre voltava a consulta-la.
       _Sim eu via que estava te perdendo, que se achegava para a luz da verdade, mas nunca desisti de você, sabia por onde te pegar, tanto que me foi entregue em mãos.
       _Então o senhor se lembra de que nesta idade enveredou-se por caminhos viciosos, mesmo sabendo que lhe faria mal posteriormente?
       _Sim senhor, era uma fuga inconsciente minha família era desajustada. – Hum! Muito bom. – ele afirmou e disse: Estou certo ou o senhor quer agora transferir sua culpa a alguém?
       _Não o senhor tem razão eu decidi assim permanecer.
       _Muito bem Sr. Maurício! – exclamou. O senhor parece verdadeiro mais aparências enganam não é mesmo? – Sim. – respondi. – continuou - Um menino fugindo da realidade com certeza Floyd explica, mas sou eu quem esta no comando por aqui. O senhor se lembra do refrão daquela musica que costumava a cantar: “Eu nasci a dez mil anos atrás...” Ela fala a meu respeito sou o pai da mentira não tente me enganar. Já que a mentira tem um pai, todos que falam mentiras são meus filhos. E também lhe sugeri muitas coisas e trouxe-as até você e se fartou não é mesmo seu Maurício?
       _Então a partir de agora vou lhe mostrar tudo diante do Livro da Verdade e de sua razão não muito favorável por sinal.
       _E não é por este livro que se jura num tribunal? – Sim. – respondi – Exatamente. - ele afirmou e continuou – Por que este livro é a verdade dos profetas relatadas no Antigo Testamento pelo Deus Todo Poderoso, verdade dos discípulos de Jesus Cristo no Novo Testamento e dos Apóstolos como: Paulo, Timóteo, João, Pedro entre outros, reveladas pelo Espírito Santo aos homens, esta é a cartilha dos homens eu concordo e porque o senhor não concordou?
       _Não sei. – respondi. – Mas eu sei o que pensou, a carne é fraca, mas o Espírito estava pronto para vencer e que não existe tentação humana que não seja suportável correto senhor Maurício? – Sim correto. - Então continuemos Sr. Maurício.
       _Gostaria de me fazer qualquer pergunta?
       _Sim. – respondi – Sinto que o senhor vai condenar-me gostaria de saber se tenho outra chance, por exemplo, pagar meus desajustes n’outra passagem pela terra?
       _Como é seu Maurício? – disse ele em tom irônico – Ouvi dizer que existem pluralidades de vidas. – ele gargalhou – Que absurdo seu Maurício! Você deve estar brincando comigo não é verdade?
       _O senhor sabe que a verdade é a palavra de Deus, eu mesmo afirmo isto e lutei para que ela não vingasse, apóstolos mortos apedrejados e crucificados, as fogueiras do período inquisitivo, nas duas grandes guerras mundiais eliminá-la de uma vez era meu intuito espiritual, para que o mundo submergisse em trevas, mas sempre levantavam novos homens com a disposição do Espírito Santo para traduzi-la em seus idiomas e levar a verdade de Deus a todos, perdi esta batalha hoje ela continua sendo o best-seller mais vendido no mundo, até os cegos podem enxergar a Palavra dos Céus na ponta dos dedos em braile. Então agora vou lhe mostrar aonde esta algo que o senhor já sabe seu Maurício! “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração”. Hebreus. 4.12.
       _O senhor entende este capitulo seu Maurício? – Sim. – respondi.
       _Mas vou continuar a lhe refrescar a memória, pois faço muito gosto em lhe levar comigo.
       _Ela é viva e eficaz. Isto quer dizer que são palavras transformadoras tem luz própria, essência divina. Ela penetra a ponto de dividir corpo, alma e espírito, esta é a tri-unidade composta do ser humano. Ela julga os pensamentos e intenções dos corações, isto ocorre em frações, uma consciência superior registra estas pendências em velocidade fantástica a sua capacidade humana por que isto é uma lei implantada por Deus aos homens, pois a Palavra de Deus é liberdade embora muitos à veem como ultrapassada desvalorizam-na, ridicularizam a inspiração divina, ou preferem atalhos de filosofias e outras incursões de credos desconexos sem nenhuma estrutura espiritual.
       _Também estou por detrás de tudo isto você sabe muito bem, já lhe disse para não tentar me enganar, quando perdi a batalha de paralização da Palavra usei meus artifícios, pois já lhe disse: Estou à eternidade toda adiante dos homens, a arte de enganar é minha propriedade, então inspiro muitas obras, me transformo em até anjo de luz, faço até milagres de curas, tiro de um lugar para ocultar noutro, assim desvio a atenção da humanidade que o Filho de Deus veio-os salvar, é fato que alguns são ingênuos, mais a grande maioria quer fazer desta vida um grande carnaval “festa da carne” influenciam doutrinas inspiradas pelas minhas mãos, pois eles me ouvem e me deixam usá-los, tenho um exercito de anjos decaídos a meu serviço, já perdemos a sublimidade, fomos atirados para a terra e ajuntamos o nosso reino de escuridão e morte.
       _Por quê? – perguntei – Porque estamos perdidos para sempre, mais vocês ainda não, tem a Palavra de Deus e seu Filho Jesus Cristo e o Espírito Santo para a redenção de seus pecados através de uma legitima conversão.
       _Vejo que não é seu caso não é verdade seu Maurício? – fiquei mudo.
       _Continuemos alguns versículos sagrados, vou mostrar-lhe o Novo Testamento depois de Cristo, e lhe explicarei minuciosamente. O Filho de Deus falou que a Palavra do Pai era a verdade nesta oração: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é verdade. Como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo. E, por eles, a mim mesmo me santifico, para que sejam santificados na verdade” João. 17.17.19.
       _Pois bem seu Maurício, esta oração é de Jesus Cristo feita antes de ser crucificado, Ele intercede pelos seus discípulos e afirma: Santifica-os na verdade a tua Palavra é a verdade!
       _Qual é a verdade senhor Maurício? - A Palavra de Deus. - Ela santifica o ser humano, santificar é o mesmo que ficar limpo e separado, percebe-se que a Palavra é viva e transformadora.
       _E foi dada a todos vocês, fora a Palavra transformadora do ser, Deus enviou seu próprio Filho Jesus Cristo para que cumprisse as Escrituras do Antigo Testamento e o ofereceu em sacrifício único.
       _O senhor deixou filhos na terra, teria coragem de pegar um deles e manda-lo a morte pelos assassinos e prostitutas, os políticos e os ladrões, mentirosos e maquinadores?
       _A lista é extensa! Mas o Senhor ofereceu seu Filho “o perfeito pelos imperfeitos” para resgatar a todos que vierem crer n’Ele.
       _Não queira dizer agora que precisamos fazer repartições no inferno, para diferentes gêneros de infratores da lei da vida, repare Maurício existem brechas, já ouviu falar em brechas da lei? Elas são importantes é exatamente onde costumo atuar, pelas dúvidas consigo entrar e posso edificar uma mensagem espetacular, intercâmbios e conexões com a minha hierarquia espiritual, posso leva-los a um mergulho profundo de falsa sabedoria, filosofia de vida além, então terei certeza que não tenho que me preocupar com estes, tenho poder e autoridade, assistia junto do Altíssimo antes do meu coração corromper-se, sou a origem de tudo que é mal, saber da vida de todos e manipulá-los é o meu serviço, ajunto o meu reinado.
       _As letras ocultas que devem ser reveladas ao ser humano é a Palavra de Deus, não embarque em minha viagem, poderá ter uma surpresa desagradável no final.
       _Todos podem ser levados ao arrependimento sincero, esta é a transformação em vida, a essência de Deus que salta das letras para o seu interior, acabando com todas as dúvidas como diz nesta passagem que conhece:
 "Então, ABRIU-LHES O ENTENDIMENTO para compreenderem as ESCRITURAS.” Lucas. 24.45.
       _Vou acrescentar mais duas passagens a meu respeito para que fique claro isto para o senhor:
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”. Efésios. 6.12.
       _Ou seja: Você não deve vingar-se ou lutar contra seus irmãos, se lhe fizeram algum mal, estou por detrás disto, tenho somente um intuíto, matar, roubar e destruir.
“Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo”. Apocalipse 12.12.
       _Estamos a muito por aqui, toda desarmonia existente no planeta é feita atráves de nós, somos os verdadeiros alienigenas, qual vocês insistem em fazer contatos de 3º graus, somos as forças ocultas contrárias, à revelação mentirosa nos quais muitos se envaidecem tudo é feito através de nós.
       _Veja o que diz a Escritura Sagrada em uma pergunta que me fez logo no início de nossa conversa:
"
Ao homem é dado morrer apenas uma vez, segue-se depois o juízo" Hebreus 9.27.

       _A única referência que lemos na Palavra de Deus é que o Senhor Jesus Cristo é o primeiro ressuscitado e que os que se foram aguarda o tempo do fim para serem julgados. A grande maioria neste tribunal e outros no d'Ele. A palavra ressureição esta presente no Santo Livro, aquilo o que não esta escrita nele, esta fora não faz parte, para todo aquele que acredita na Palavra de Deus não deve ser levada em consideração.
       _Você Maurício sabia todas estas coisas, mesmo assim atirou-se num abismo sem fim, enveredou-se no caminho das paixões terrenas, o apetite desenfreado lhe custou este tribunal, direto sem o advogado que tanto exaltava você abandonou o seu caminho, agora é mais uma entre as infindas almas de minha coleção. - O pavor transfigurou minha face quando ouvi a porta batendo.
       _Pode entrar disse o interlocutor. Surpreso ele disse:
       _Você novamente! – ela me envolveu em seus braços e disse a ele:
       _Desculpe-me senhor existe um engano, ele deve comparecer no tribunal de Cristo.
       _Não! Como isto é possível?
       _Houve arrependimento sincero em sua vida antes de cerrar os olhos e também estou trabalhando demais senhor, não posso errar?
       _Acredito que necessito de algumas férias, mas isto também esta escrito nas escrituras e meu tempo haverá de chegar.
 

 (Republicado em texto, pois há leitores que não possui PDF).
Transferência dos comentários baixados.

(Conto/Roteiro/Teatral/Drama/Três Personagens. O réu a morte e o Juiz).
Elaboração: das falas, figurinos e cenários, trabalhar rubricas do texto.
Exibição em igrejas ou palco disponível com autorização por escrito do autor.
E-mail contato: verbalizar@bol.com.br
24/09/2013 12:29 - Rayalvessilva
Belíssima Peça de teatro!Parabéns poeta!
23/09/2013 18:55 - JRoberto Jun
Parabéns! Abraço,
23/09/2013 10:05 - Nativa
Verdades preciosas, muito bom! Bjs
23/09/2013 00:52 - Ilmar
Muito bom! Vale a pena conferir! Um abração!
22/09/2013 22:27 - Silvio Dutra
Muito bom porque é bíblico e consoante a verdade revelada. Um grande abraço. PS: Troquei o meu apelido pelo nome verdadeiro.Não sabia que havia esta possibilidade de fazê-lo, e tão logo a descobri, optei pela mudança.
 22/09/2013 18:47 - Cle
OLá mauricio querido faço minhas as palavras da ANNa Luciaameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii bjjjjjjjjjjjj cle
22/09/2013 14:54 - Felipe F Falcão
Mestre! o que me resta dizer ante a tão bela obra... os confrade que aqui passaram já disseram tudo. Porém, não posso escusar-me em reconhecer seu grande saber na arte da escrita e criatividade. Aceite meus sinceros apaulais por tão magistral criatividade... Meus parabéns pela belíssima inspiração. Grande abraço.
22/09/2013 14:05 - Helenayeva Blavatskinsky
Maurício, a sua índole é algo precioso demais, parabéns pelo seu talento querido poeta. Beijos e um domingo feliz, saio daqui revigorada com a sua sabedoria, tenho admiração pelo seu trabalho.
22/09/2013 12:44 - AnnaLuciaGadelha
Meu querido amigo, eu li e fiquei impressionada com o diálogo que nos traz muitos ensinamentos. Daria uma excelente peça, inclusive como forma de evangelizar. Parabéns!! Tenha uma semana maravilhosa! Beijos no coração.
22/09/2013 10:33 - Maria Mendes
Bom dia Mauricio, pelo que vi e li parece ter um excelente conteúdo com seus núcleos bem desenvolvidos, meus parabéns com certeza já é um sucesso, abraço. Bom domingo, bjs
22/09/2013 00:43 - Mary Jun
Bom dia, meu amigo!O Espírito Santo baixou por aqui...Nossa!estou encantada com tanto talento,só Deus na tua vida para te inspirar desta forma preciosa...Que alerta hein! Devemos buscar enquanto há tempo.O personagem teve tempo para o arrependimento nem todos terão a mesma sorte.Seria ótimo que todo RL o mundo inteiro apreciasse.Que Deus te abençoe e te capacite cada vez mais.Fica com Deus!Abraços fraternos.
21/09/2013 18:18 - Liduina Nascimento
Maravilhosa obra, Maurício de Oliveira, um alerta na verdade. Acompanhando a sua arte em escrever e no tema em questão, atingistes o ápice, achei excelente, digno de reler várias vezes como um aprendizado, inclusive. Perfeição! Parabéns Poeta! Estou admirada com tamanho conhecimento teu. Sendo assim afirmo cada vez mais que és um ser iluminado. Uma boa noite pra você.
21/09/2013 16:41 - Nana Okida
Nossa Maurício que espetáculo! Li e reli impressionada com a beleza do texto...Até me vi falando com S. Pedro!
21/09/2013 16:35 - Madalena de Jesus
Li tudinho de um fôlego só, depois reli lenta e reflexivamente! Foi inspiração divina. Parabéns! Receba toda a minha admiração e todo o meu carinho meu caro. Abraços.
Maurício de Oliveira
Enviado por Maurício de Oliveira em 24/09/2013
Alterado em 04/07/2015
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras