Verbalizar

"Expressando uma vida digna"

Textos

 
       Trote Educado
TELEFONE.jpg
       _Foi assim que tudo aconteceu...
       _Alô é da Escola Estadual Tal? – Sim quem fala? – Aqui é Maurício Associação Moradores de Bairro... Boa Tarde! – Boa tarde. – Quem fala? – Dirce.
       _Por favor, dona Dirce gostaria de saber, porque as luzes desta escola ficam acesas durante a noite até no dia seguinte, inclusive em todo período de férias escolares?
Ela mostrou-se surpresa e disse:
       _Só um minutinho Sr. Maurício.
Esperei uns 5 minutos na linha e ela voltou armada no telefone.
      _Qual seu interesse nisto Sr? – É porque estamos no horário de verão e acredito que as instituições do governo devem ser as primeiras a darem o exemplo, sobre economia elétrica.
Ela mudara sua atitude e disse:
       _Vamos lá seu Maurício! Eu acredito que se cada um cuidasse da sua própria vida seria bem melhor para todos! – A resposta me balançou, senti-me como se quebrasse as pernas.
       _Como? – A senhora sabe com quem esta falando? – Disse eu.
       _Sim! O senhor já me disse que é da associação. – Mas não sou... Sou da assessoria da educação e o que eu faço agora com a senhora?
       _Poderei transferi-la para uma escola bem distante de sua casa ou simplesmente aplicar-lhe uma suspensão por desrespeito. Como alguém que trabalha na educação tem esta falta de educação?
       _O que eu faço com você dona Dirce? Gostaria de te ajudar sinceramente.
       _Perdão Sr. Maurício, estou profundamente arrependida desculpe!
       _Sabe dona Dirce, você nunca saberá realmente quem esta do outro lado da linha, sugiro que a senhora tenha aprendido esta lição. Às vezes precisamos engolir alguns sapos e com as patas abertas ainda... Reavalie seu tratamento com as pessoas e o mundo ao redor.
       _Não farei nada com a senhora, pois disse arrependida, mas quanto a luzes ligadas já encaminhei minha indignação de próprio punho ao diretor regional, ele saberá o que fazer sem dúvida nenhuma, fique sossegada este seu comportamento ficará entre eu e sua consciência daqui para frente. Lembre-se que a senhora trabalha com educação e o mínimo requisito necessário para isto é educação!
Ela disse comovida:
       _Obrigado senhor assessor nunca mais se repetirá! Muito obrigada.
       _Esta bem senhora fique bem e com Deus. – Ainda escutei ela dizer amém.
A resposta deste e-mail me chegou hoje e as salas de aulas da Escola Tal ficam apagadas durante a noite após a visita do supervisor de ensino.
       _Juro que queria ver a cara desta dona Dirce durante esta visita, este foi meu trote educado, que se não educou pelo menos o e-mail resolveu o gasto desnecessário de energia elétrica.
Maurício de Oliveira
Enviado por Maurício de Oliveira em 14/12/2012
Alterado em 03/01/2013
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras