Verbalizar

"Expressando uma vida digna"

Textos

“Corpo, Alma e Espírito, Vida e Morte”
 
 vidaeterna.jpg
  
A composição humana é triuna... Corpo, alma e espírito.
Espírito é a natureza suprema do homem que rege a qualidade de vida da alma. É parte imaterial do homem núcleo de emoções e raciocínio “A alma chora...”. Ação do espírito sentidos n’alma.
Razão é qualidade do espírito gera luz a ideias, diferencia certo do errado, livre arbítrio é escolha individual de cada ser. As consequências serão assimiladas pela alma.
Frases ou textos iluminados por muitos autores são extraídas da luz que a razão lhes oferece, está interligada a ação espiritual de cada ser.
Alma é o conjunto facultativo humano, estados d’almas, tristezas, alegrias, realizações, euforias, amor, percepções, criações, são relatividades multi complexas da alma.
Corpo é o veículo de locomoção e expressão de cada ser... As dores físicas por exemplo, um corte, bater em algo, sentir calor, frio, etc. São sentidos n'alma, é muito comum dizermos estou com dor no corpo, mas esta dor esta sendo sentida pela alma, exatamente no mesmo ponto do ferimento.
Se o Espírito rege a qualidade de vida da alma e a alma reflete exteriormente através de nosso corpo esta frase esta mais do que correta. “Alma boa, corpo são”.
Segundo as Escrituras Sagradas identificamos toda a plenitude do ser humano, encontramos receitas perfeitas para a harmonização com a nossa essência o mundo ao redor, e a pré-perfeição para o porvir.
“Nenhum homem será totalmente perfeito enquanto viver num mundo de imperfeição”
“O imperfeito precisa fundir-se no perfeito, para isto tem que passar pelo fogo restaurador”.
Estas duas frases, com certeza foram luz geradas pela minha razão, então, estou certo de que falo a verdade, era a confirmação que estava esperando, pois a verdade não é minha e sim de Deus!
Iremos associar corpo, alma e espírito, com o processo da morte humana e descobrir algumas razões e coerências segundo a Palavra de Deus, deste modo tirando algumas dúvidas existenciais e trazendo-nos uma somatória de novos conhecimentos.
Acreditar ou não... Já não será minha tarefa, estou aqui somente para explanar conhecimentos ou colaborar de alguma forma com o leitor (a) e a Palavra da Verdade!
A morte não existia, passou existir como consequência do pecado e desobediência a Palavra. O Senhor da Vida criou a Vida em toda sua plenitude. Seu anjo corrompido criou a morte e passou a construir seu império. Ele tentou usurpar o trono da Vida mas não conseguiu... Ele criou seu próprio império de mal e morte, por isso ouvimos falar em salvação da alma humana através do Senhor Jesus Cristo.
Deus falou a Adão depois de sua desobediência: “Por que tu és pó e ao pó tornarás” Gn. 5.19.
Certamente somos pó e ao pó retornaremos este é o processo de putrefação de nosso corpo que todos que morrerem não poderão escapar.
 
O que acontece com o espírito do homem no momento da morte?
 
E o pó volte a terra, como o era, e o Espírito volte a Deus, que o deu.” Ec. 12.7.
 
O espírito da vida volta para Deus o corpo a terra, e a alma?
 
“A sua alma se vai chegando à cova, e a sua vida, aos portadores da morte.” Jó. 33.22.
A alma é a parte imortal do homem que passará da pré-perfeição, para o estado espiritual perfeito, mas isso ainda acontecerá no tempo certo, pois, vivemos ainda as Escrituras Sagradas, e este tempo ainda não chegou.
Por isso Jesus disse: "Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" Mc. 8.36.
 
Quem é o salvador de nossa alma?
 
Sim! Ele mesmo Jesus Cristo! O único intercessor entre o homem e Deus.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Jo.3.16.
 
Basta crêr ou estar nele?
 
São complementos um do outro, estar n’Ele é fazer como Ele ensinou, começa o processo da pré-perfeição ou conversão quando aceita-se Ele e suas instruções eternas a imperfeição começa a ser lapidada o último estágio será a transformação definitiva no tempo que ainda virá.
 
Quem não esta n’Ele esta perdido?
 
Sim! Se Ele é a luz que desceu do céus para iluminar o caminho dos homens, quem não tem a luz peregrina pelas trevas, tateia no escuro perdido.
 
Mas alguns não querem fazer a vontade d’Ele?
 
Este é o processo que vimos no começo desta mensagem, a razão gerou a luz, mas, muitos homens preferem andar na escuridão e servir sua vontade própria, outros, ainda tentam distorcer a verdade relatada nas Escrituras Sagradas e isto é um grande erro de interpretação sujeita a severas penas.
Ele disse: "Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair, e encontrará pastagem."Jo. 10.9.
"Eu sou a luz do mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça em trevas.” Jo.12.46.
Segundo as Escrituras Santas não existem meio termos... É sim sim! Não não! Não há nada fora disto somente vãs filosofias, má interpretação e caminhos escusos.
 
Então existe inferno para a alma ser atormentada?
 
A Palavra de Deus fala que: “... o inferno e o abismo nunca se fartam..." Pv.27.20.
Porém, aqueles que estão com Ele são sementes que descansam na boa terra e esperam o tempo certo de brotar para a eternidade.
“E quando este corpo corruptível, se vestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi à morte pela vitória.” 1.Co.15.24.
Fazer a vontade d’Ele não é fácil, pois a nossa fala bem mais alto, mas todos nós temos uma finalidade neste mundo, mais do que ser próspero e gerar filhos e continuidade, o de adquirir vida eterna. “Quem ama viver correrá atrás deste sonho real e eterno”.
As Escrituras relatam uma infinidade de outras coisas, é cartilha de bom viver!
 
Existem pluralidades de vidas? Posso viver novamente?
 
Esta informação é desconhecida... O que não esta na Escritura não faz parte dela, podemos afirmar o que a “Palavra de Deus” diz: “E assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disto o juízo.”, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre, para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação. ”Hb. 9.27.28.
Não posso afirmar a pluralidade de vidas, pois, estarei anulando o sacrifício da cruz e quem sou eu?

Aí estaremos para sempre ao lado do Senhor! Termino com a última frase deste Livro Fantástico que chegou até nossas mãos graças a Deus! “Vem Senhor Jesus!” Ap.22.20. 
Maurício de Oliveira
Enviado por Maurício de Oliveira em 27/10/2012
Alterado em 30/10/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras