José
Uma das histórias mais linda registrada na Bíblia Sagrada é a de José no Antigo Testamento...
Eram doze irmãos todos os filhos de Jacó... José era o penúltimo entre eles, sendo Benjamim o caçula, ambos filhos de Raquel a quem Jacó amava... Mas o pai tinha um carinho especial com José e isso causava ciúmes nos demais... José teve dois sonhos e contou a todos disse: "Atávamos feixes no campo, e eis que meu feixe se levantou e ficou em pé; e os vossos feixes o rodeavam e se inclinavam perante o meu." Genêsis.37.7. "Teve ainda outro sonho e o referiu aos seus irmãos, dizendo: Sonhei também que o sol, a lua e onze estrelas se inclinavam perante mim." Gênesis.37.9.
Seu pai então o repreendeu na frente dos demais... E isto aumentou ainda mais o ódio de seus irmãos. Certo dia os irmãos saíram para apascentar o rebanho e José foi ao encontro deles... Eles já tramavam contra vida de José, e disseram uns aos outros, "lá vem o tal sonhador", mas Rubem livrou das mãos deles e disse: Não derramemos nosso sangue! Lançai-o na cisterna! Assim fizeram, venderam-no a uma caravana de midianitas como escravo por vinte ciclos de prata, e eles o levaram para o Egito.
Mataram um bode e molharam o sangue na túnica que José vestia e a levaram ao seu pai dizendo: Ter sido morto por algum animal selvagem... Jacó lamentou a morte do filho por muitos dias... Os mercadores o venderam a Potifar um oficial de Faraó... Vendo ele que tudo que José tocava prosperava e que o Senhor era com ele, promoveu-o a mordomo ele administrava a sua casa e bens... A mulher de Potifar vendo que ele era forte e jovem revelou-se interessada por José e ela o seduzia sempre o convidava a se deitar com ela... Mas seu caráter integro e reto, o reconhecimento de seu patrão o temor a Deus falavam muito mais alto a José!
Então dominada pelo extremo a mulher o agarrou e arrancou-lhe as vestes e José fugiu para longe do seu alcance... Vendo ela o que ocorrera chamou-lhe o marido e forjou contra José dizendo; que ele a quisera, lhe ofendeu a reputação. José foi lançado no cárcere!
Vendo o carcereiro que tudo que José fazia prosperava confiou todos os presos a José porquanto Deus era com ele! José interpreta dois sonhos na prisão o do copeiro chefe e do padeiro chefe oficiais de Faraó, um deles reentregaria seu cargo e o outro seria enforcado... E assim se fez...
Faraó tivera sonhos e estes não o deixavam tranquilo... Então o copeiro chefe se lembrou de José... E Faraó mandou-lhe chamar!
Faraó conta o sonho: Sobre que sonhara com sete vacas gordas e formosas e depois com sete vacas magras e disformes, as magras comiam as gordas e mesmo assim aparentavam disformes e horrendas... Depois sonhara com sete espigas boas que saiam do cesto e sete espigas mirradas, as mirradas comiam as boas e nenhum de seus magos conseguiu o revelar.
Disse José a Faraó: "Eis aí vêm sete anos de grande abundância na terra do Egito. Seguir-se-ão sete anos de fome... O sonho de Faraó foi dúplice por que a coisa é estabelecida por Deus, e Deus se apressa em fazê-la!" Gênesis. 30.31.32.
Agora estabeleça administradores na sua terra que apanhem a quinta parte da safra de todos os frutos e estoquem como mantimento para os setes anos de fome que virão a seguir! Este conselho agradou a Faraó e a seus oficiais... Disse Faraó a eles: "Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus?" Gênesis. 41.38. Então Faraó o fizera Governador em toda a terra do Egito, tinha José à idade de trinta anos quando isto aconteceu.
Vejamos o caráter integro de José: Homem ajuizado e sábio e o Espírito de Deus estava sobre ele, e isto fez a diferença sobre as calúnias e falsos testemunhos que foram levantados... Também a revelação que o Espírito Santo trás a nossa vida e reconhecida por todos os demais! Passou injúrias... Vendido como escravo... Preso injustamente... Mas sua fidelidade com Deus e com os homens foi alcançada de maneira surpreendente é o que vamos acompanhar a seguir!
Pois a fome prevaleceu em todo o mundo, e os irmãos de José desciam ao Egito para comprar mantimentos a toda sua casa e famílias. E apresentou-se perante a José que lhes reconhecera de imediato... Mas como faltava Benjamim seu irmão de sangue filho da mesma mãe Raquel, José quis ter certeza dele estar vivo e armou contra seus irmãos... Ele os chamou de espiões e mandou-os prender enquanto não viessem com Benjamim ao Egito... Tudo transcorreu como ele mandara e Benjamim foi-lhe apresentado... Então José se lembrou do sonho que tivera com seus irmãos sobre os feixes e fez-se reconhecer e assim o sonho que tivera realizara-se!
Jacó encontra José e diz: "Já posso morrer, pois já vi teu rosto e ainda vives".
Faraó foi favorável à casa de Jacó pai de José e toda a família desceu a terra do Egito e viveram em Gósen terra de pastores...
Esta é a fabulosa história de José! Com quem o Espírito Santo dirigia... Mas o que impressiona é que não acaba por nisto! José teve um caráter digno, era usado por Deus, administrador admirável, Governador, chegou ao mais alto grau, abaixo apenas do rei de toda aquela terra... Então; existe algo que intriga, algo que não esta relatado nas Escrituras, é exatamente neste ponto, que o mesmo Espírito de José atua sobre nossas consciências, trazendo-nos a revelação de acontecimentos ocultos na escrita, mas presentes na essência espiritual que vibra, clama continuidade de gerar luz aos fatos ocorridos a milênios! E isto se chama Eternidade veja por que: Qual seria a coisa mais importante para José em toda a sua permanência no Egito?
Foi isto: "José fez jurar os filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará, e fareis transportar meus ossos daqui. Morreu José da idade de cento e dez anos; embalsamaram-no e o puseram num caixão no Egito". Gênesis. 50.26.
Vemos no transcorrer de sua história todas as habilidades que o Espírito Santo lhe deu e não podemos afirmar, mas podemos entender pelas revelações do próprio Espírito que José além de tudo que foi era também Profeta... Pois este juramento dos filhos de Israel trás luz aos fatos!
Aconteceu que Faraó também morreu e outro rei se levantou no lugar que não conhecia os filhos de Israel e prevaleceu contra eles como escravos... Aí começa a história do Libertador do povo no Egito Moisés... Então pulamos toda esta história conhecida e vamos para o final...
“Ora, o tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos". Êxodo. 12.40. Outra pergunta: Qual a coisa mais importante que Moisés carregava consigo do Egito? Sim! Eram os ossos de José!
"Também levou Moisés consigo os ossos de José, pois havia este feito os filhos de Israel jurarem solenemente, dizendo: Certamente Deus vos visitará; daqui, pois, levai convosco os meus ossos. Êxodo.13.19.
Porque deste juramento solene? Qual a importância nisto? Veja agora:
"Os ossos de José, que os filhos de Israel trouxeram do Egito, enterraram-nos em Siquém, naquela parte do campo que Jacó comprara aos filhos de Hamor, pai de Siquém, por cem peças de prata, e que veio ser a herança dos filhos de José." Josué.24.32.
Onde se localiza Siquém no mapa? Ao norte de Jerusalém...
Qual a causa que abordo este assunto? Porque José viu algo extraordinário! Um evento único que ainda estava para acontecer e queria fazer parte disto! Veja que incrível!
"O tempo esconde coisas que são reveladas em tempos certos".
"Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas; e muitos corpos de santos, que dormiam ressuscitaram; e, saindo dos sepulcros depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos". Mateus.27.52.53.
"A obviedade toma lugar de dúvidas então a crença materializa-se."
_ José Ressuscitou!!!
Louvado seja Deus pelo seu Amor! Ao Senhor Jesus Cristo pela sua graça derramada entre nós! Ao Espírito Santo pelas habilidades oferecidas! Para Todo o Sempre!
(Imagem Google: Vale de Siquém) baseado numa pregação ano 2005.